Pular para o conteúdo principal

A diferença dos significados



  Com o passar dos anos e com o modo de vida cada vez mais instantâneo que vivemos, deixamos passar despercebidas várias coisas que estão ao nosso redor e, às vezes, elas nem sequer têm a chance de entrar em nossas reflexões intimistas.
  Um caso desses, que deixamos de lado, são alguns significados por trás de palavras que usamos diariamente. Palavras que acreditamos ter o mesmo significado, mas são totalmente diferentes umas das outras. É sobre essa divergência que quero tratar, esclarecendo o significado de duas palavras: desejo e vontade.
  Apesar da maioria das pessoas acharem que desejo e vontade são a mesma coisa, eu digo que são diferentes, pois nascem de sentimentos que não conseguimos traduzir facilmente.
  O desejo vem de dentro de nós. Íntimo, ele nasce em nossa mente e influencia nosso corpo. Não temos controle sobre ele, o máximo que conseguimos é ter responsabilidade sobre nossos atos em busca do prazer. Não temos a escolha de acabar com o desejo que sentimos por algo ou alguém, por isso, lidar com ele, algumas vezes, é uma tarefa difícil e se torna mais árduo por uma simples particularidade: o desejo é um sentimento nato.
  Agora, diferente disso, vem à vontade: ela surge em nossa exterioridade, com as escolhas que fazemos no decorrer da vida. Por exemplo, tenho duas opções, uma blusa azul e outra vermelha; eu nunca vi nenhuma delas antes, nem ao menos imaginava uma cor, simplesmente apareceram às opções e eu vou escolher a cor que mais me agrada naquela situação, para aquela blusa. Essa foi uma circunstância que veio de fora e eu usei o poder da minha vontade para decidir o que fazer.
  Quero deixar claro: desejo é interno, planejamos e imaginamos como seria concretizá-lo, mas, às vezes, (infelizmente) nos deparamos com a possibilidade de não ser materializado. Já a vontade é externa, não tem como imaginar o que pode acontecer, aparecem opções à nossa frente e exercemos nossa vontade, sendo totalmente efetivada.
  Entre os dois, o que me cativa é o desejo, pois ele é o que realmente queremos, lutamos por ele e o buscamos, mesmo que, às vezes, pareça impossível. A vontade é inevitável, ela aparece e fazemos as escolhas meramente por simpatia ou pelo mais conveniente.
  Com isso, quero lançar aqui uma interrogação a você, querido leitor: o que de fato é um desejo em sua vida? Depois desta, quero formar outra: o que é apenas questão de vontade?

Só peço que não confunda os dois conceitos para refletir sobre a sua resposta e, assim como eu, busque se atentar aos significados que estão ao seu redor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maré de segunda-feira

Segunda-feira Então ao final de domingo vemos o sol se por e voltamos a lembrar de nossos afazeres, acordar, trabalhar, estudar e assim neste ciclo infinito vivemos, pois sem isso não tem como "Seguir a Vida". Oque realmente buscamos ? Pessoalmente, eu busco a felicidade.Nossa rotina constante já é estressante o bastante para estarmos infelizes o tempo todo.Sorria, olhe para frente, pare de olhar para trás e lembre-se não empurre tudo com a barriga, problemas todos nós temos e eles não podem ser simplesmente ignorados, encare seus problemas de frente, não fuja.Pois se você não conseguir resolver, ninguém ira. Segunda-feira, um novo começo de semana, vamos começar a escrever mais um novo capitulo de nossa rotina, mas lembre-se de escrever algo que não se arrependa no futuro, oque vai estar escrito, ninguém vai poder apagar, pois nunca nos arrependeremos de boas atitudes. "Não acredite que possa evoluir sem problemas ou que consiga aperfeiçoar-se sem sacrif

Sua crença é valiosa.

Sua crença é valiosa, então deve ter cuidado no que e em quem você acredita.   A um piscar dos olhos nos enxergamos próximo a morte e vemos a insignificância das nossas vidas;é como o simples fato de respirar e não notamos que  estamos respirando;é de ter a capacidade de enxergar as cores perfeitamente mas ainda reclamar de como o dia foi cinza;falamos que as pessoas tem que melhorar, mas nem sequer olhamos a si próprio, sendo envenenados pelos nosso orgulho.  A busca de um amanha ideal é uma busca sem finais, somente com vários inícios; Quando eramos crianças aprendemos a andar, mas isso não aconteceu de uma hora para outra, após varias quedas temos que nos levantar para aprendermos a caminhar com as próprias pernas.  Você não escreve sua vida com palavras..Você escreve com ações.Oque você pensa é importante, porém o mais importante é oque você faz.  Então me diga, a onde você deposita sua crença? Imagem por  A Monster Calls

Como anda seu individualismo?

       Era um dia como outro qualquer, eu estava no ponto de ônibus, sozinho, sabia que era questão de minutos para que começasse a encher o local. Pouco tempo depois que cheguei, uma moça muito simpática e sorridente olhou para mim e me desejou um bom dia. Fiquei intrigado com a cena, mas rapidamente desejei a ela o mesmo.    Depois daquilo, fiquei pensando comigo quanto tempo fazia que eu não escutava um bom dia de uma pessoa totalmente estranha na rua e, com isso, me veio a questão de como estamos individualistas nos dias de hoje.    O individualismo é algo tão humano como respirar e andar, chega a ser uma forma de defesa, mas, ao mesmo tempo, é também uma forma de mesquinhez e de falta de empatia. Não é preciso sair muito da cena que explicitei acima para ver o individualismo no decorrer do dia. Sempre quando entramos no ônibus, procuramos um lugar vazio para sentar e, depois de escolhido o confortável lugar, desejamos ao máximo que ninguém se sente ao nosso lado e, quan